-- Dicas do Eliotu: Como limpar e desentupir cartuchos de impressoras

level

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Como limpar e desentupir cartuchos de impressoras

Como limpar e desentupir cartuchos de impressoras


Limpar e desentupir cartuchos depende de quatro fatores básicos:

Tipo de cartucho:
Os Cartuchos de máquinas mais antigas tendem a ser mais fáceis de desentupir, pois usualmente são não pigmentadas e têm maiores diâmetros de bocais.

Tipo de entupimento:
Entupimentos ligeiros causados por exposição ao ar por períodos pequenos de tempo, geralmente são removidos durante o enchimento, ou na própria impressora. Entupimentos devidos à precipitação de material, principalmente pigmentos, usualmente, inutilizam os cartuchos.

Operação de desentupimento:
O desentupimento pode ser feito manualmente ou por meio de máquinas. Via de regra, a operação manual é feita à pressão pelo orifício de carga original, enquanto as máquinas utilizam vácuo, vácuo/pressão ou ultra-som e operam pelo bocal de impressão levando a um melhor desentupimento.

Meio desentupidor:
Dois efeitos determinam o resultado da ação de um meio desentupidor, a sua compatibilidade com o entupimento e a sua capacidade de diluição. Quanto maior for a afinidade do desentupidor com o material precipitado, quanto maior sua capacidade de penetração pela porosidade do entupimento e quanto maior for a sua temperatura, maior a capacidade do material entupidor ser diluído.

Para limpar tinta ressecada nos bocais do cartucho, siga os seguintes procedimentos:

1-Coloque 1 cm de água morna em um copo ou pires.

2-Deixe o bocal de impressão do cartucho na água, de molho, por uns 10 a 15 minutos. Se o cartucho esta fora da impressora por muito tempo, este processo pode requerer uma hora ou uma noite de molho.

3-Seque o cartucho e os bocais com uma toalha macia de papel ou de algodão.

4-Depois que o cartucho estiver limpo, assegure-se de que os bocais estejam completamente secos antes de recolocar na impressora.

Outro método barato, rápido e funcional para desentupir a cabeça de impressão é utilizar o compressor de ar comprimido de um inalador ou uma bombinha de ar para aquário, sempre jogando o fluído e o ar no sentido do fluxo da tinta na cabeça de impressão, ou seja, de dentro para fora.

Obs. Não se deve usar água comum de torneira o que provocaria danos devido às impurezas.

A injeção de água pode ser feita pela parte onde se recarrega o cartucho, e retirá-la pela cabeça de impressão.





Seguidores

Visualizações de páginas da semana passada

Arquivo do blog

g2